APP + Nuvem
Nesta postagem iremos falar sobre o ThingSpeak, um serviço de nuvem grátis para uso comum, onde utilizamos as nossa informações coletadas pelo ESP32 e o DHT11.
Estes foram os resultados que obtivemos com os dados reunidos pelo ESP32 e o DHT11.
Qualquer dúvida ou opinião, só comentar! Até a próxima 😁😺💙
Primeiramente, o que é o ThingSpeak?
O ThingSpeak é um serviço de plataforma de analítica da IoT que permite agregar, visualizar e analisar fluxos de dados ao vivo na nuvem. Fornece visualizações instantâneas de dados postados por seus dispositivos. Com a capacidade de executar o código MATLAB, você pode realizar a análise e o processamento on-line dos dados conforme eles são recebidos. É frequentemente usado para prototipagem e sistemas IoT de verificação de conceito que exigem análise.
Conectar um dispositivo IoT
Para utilizar o Thingspeak, é necessário fazer um cadastro neste site:- Informe os dados e verifique se recebeu um e-mail.
- Clique no link recebido e depois faça o login.
- Crie um novo canal no ThingSpeak clicando em New Channel.
- Na aba Settings configure o Canal como a imagem a seguir:
- Clique em Save Channel.
- Clique em Data Import/Export para fazermos upload da nossa planilha, no formato de arquivo CSV, para importar os dados para este canal.
- Para salvarmos nossa planilha em arquivo CSV, basta abrir o documento EXCEL (que está salvo no Google Drive);
- Clicar em ARQUIVO > FAZER DOWNLOAD COMO;
- Escolher a opção de VALORES SEPARADOS POR VÍRGULA.
Feito isso, basta abrir o arquivo que foi feito download e mudar os campos (Carimbo de data/hora,Temperatura (ºC),Umidade (UR)) para (datetime,field1,field2) e salvar.
Volte para a tela do ThingSpeak, envie o arquivo em formato CSV que acabamos de modificar e na opção de Time Zone, escolha o horário de Brasília (GMT-03:00). Agora basta clicar em UPLOAD.
A página irá carregar e podemos voltar para a guia Private View, onde encontraremos os nossos dados coletados distribuídos em dois gráficos, onde poderão ser editados livremente mais tarde.
Estes foram os resultados que obtivemos com os dados reunidos pelo ESP32 e o DHT11.
Qualquer dúvida ou opinião, só comentar! Até a próxima 😁😺💙
Comentários
Postar um comentário